Geopark
Naturtejo
27 — 29 de Agosto
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional é o primeiro geoparque classificado pela UNESCO em Portugal e conta com um território de cerca de 5.000 km2, testemunho de 600 milhões de anos de História do planeta, numa paisagem aplanada, cortada por relevos residuais graníticos (como os montes-ilha de Monsanto), sedimentares, alinhamentos tectónicos e cristas quartzíticas, que conjugam Natureza, História, Ciência e Património Imaterial.
A rede hidrográfica do Tejo modela, em alguns casos, de forma impressionante a sua paisagem: as Portas de Ródão, resultado de 1.8 milhões de anos de erosão, e as Portas de Almourão são os exemplos mais notórios. Aqui também encontramos o antigo registo do fundo do mar, com animais fossilizados há 480 milhões de anos, no Parque Icnológico de Penha Garcia.
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
Domingo29 de Agosto
A produção do mapas natureza, convida toda a comunidade a trazer o cesto e a manta do piquenique para desfrutar de um momento de lazer e de convívio, com atividades infanto-juvenis e outras formas de brincar e usufruir da natureza.
Os jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.
Uma série de desportos e jogos de natureza para toda a família!
Programa sujeito a alteração
Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima