Serra da
Estrela
6 — 8 de Agosto
Com 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela diferencia-se por ser a maior montanha de Portugal Continental, classificada Parque Natural em 1976 e Geoparque Mundial da UNESCO em 2020. A Estrela destaca-se pela sua morfologia peculiar, com forte influência da glaciação, onde o Vale Glaciar do Zêzere em forma de U se assume como o exemplo mais notável desse período, mas também pelo conjunto de vida selvagem e flora de importância nacional que abriga, como a lagartixa-de-montanha e a salamandra-lusitânica.
Para além do seu relevante valor paisagístico, influenciado pelas bacias do Mondego, Zêzere e Alva, rios que aqui nascem, é inegável o seu valor humano, onde a pastorícia, a transumância, a transformação da lã (burel) e o Queijo Serra da Estrela DOP são dos maiores testemunhos dessa riqueza cultural das suas gentes e das aldeias de montanha onde esse legado define ainda hoje o quotidiano.
6 de Agosto
Omiri é um dos mais originais projectos de reinvenção da música de raíz portuguesa. Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo.
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
7 de Agosto
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
Nascido e criado na Beira-Baixa. Apesar da formação em arquitectura, para além da multiplicidade de obra projectada, tem desenvolvido actividade em cenografia, curadoria, projectos expositivos, investigação, edição, crítica e protecção do património.
Dada Garbeck, compositor responsável por criações tanto para teatro como para cinema, junta-se à Associação Raiz de Trinta, uma organização com o objectivo de dinamizar e promover o associativismo e a cultura, para que possam desenvolver, em co-criação, temas musicais ao longo de uma semana.
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
8 de Agosto
Ao longo deste curto percurso, passamos por um pedaço da História deste território, observando desde o longo trabalho das águas do rio Mondego sobre o duro granito, à sua relação com as populações que ali prosperaram às custas da indústria têxtil e, por tal, propiciaram o pioneirismo na produção da energia hidroelétrica.
Dinamizado pela Associação Estrela Geopark
A produção do mapas natureza, convida toda a comunidade a trazer o cesto e a manta do piquenique para desfrutar de um momento de lazer e de convívio, com atividades infanto-juvenis e outras formas de brincar e usufruir da natureza.
Os jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.
No Jogo da Estrela, uma atividade ao ar livre na aldeia de Vila Soeiro, em que brincar é também uma forma de conhecer mais sobre este território, e formar a consciência para uma interação harmoniosa e integrada com o património natural. Brincar à descoberta da Estrela é uma aula na natureza, porque a brincar também se aprende!
Dinamizado pela Associação Estrela Geopark
Uma série de desportos e jogos de natureza para toda a família!
Programa sujeito a alteração
Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima