Serra da
Gardunha
15 — 17 de Setembro
A Serra da Gardunha define uma barreira natural entre a campina de Castelo Branco e a Cova da Beira, cuja paisagem se pode avistar do Miradouro da Pedra d’Hera, que se esconde entre o castinçal e oferece uma deslumbrante panorâmica que se estende até ao maciço da Serra da Estrela.
O granito, o xisto, a água e a intervenção humana são condicionantes da paisagem, onde se destacam os pomares de Cereja do Fundão, produto de Indicação Geográfica Protegida desde 2020, e as nascentes de água que proporcionam vários lugares para ir a banhos, como a Praia Fluvial de Castelo Novo. Os mais aventureiros encontram no seu território a marcação de cerca de 250 km de percursos BTT e 130 km de percursos pedestres, que permitem conhecer toda a natureza desta área classificada.
15 de Outubro
Parque Verde(Fundão)
Uma série de quatro minidocumentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
22:00Criatura(Concerto)
A CRIATURA é um eclético bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição.
SábadoLargo Dr. Manuel Proença(Alpedrinha)
16 de Outubro
Largo Dr. Manuel Proença(Alpedrinha)
17:00Conversa
António Supico, nasceu no Fundão onde cresceu e iniciou os estudos. O interesse pelos costumes e tradições do povo da Beira Interior levam-no a eleger a fotografia como primordial forma de transmissão plástica dos valores a que estreitamente se vincula. Nas últimas décadas, tem recolhido um vasto património fotográfico, extensivo a todas as freguesias do concelho e particularmente ao Fundão.
22:00Ricardo Martins + Grupo de Bombos de Alpedrinha
DomingoPraia Fluvial de Castelo Novo
17 de Outubro
Praia Fluvial de Castelo Novo
Paisagista, documentarista e arquivista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo.
Programa sujeito a alteração
Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima