Serra da
Lousã
20 — 22 de Agosto
A Serra da Lousã, sítio da Rede Natura 2000, compõe a extremidade sudoeste da Cordilheira Central. Com relevo acidentado, cristas quartzíticas de valor significativo e linhas de água que cruzam e influenciam a paisagem, a fauna e a flora, destacam-se a vegetação ripícola e o azevinho, o lagarto-de-água e a salamandra-lusitânica e locais impressionantes como o desfiladeiro do Cabril do Ceira.
Dotada de uma extensa rede de percursos pedestres, é um ótimo destino para longas caminhadas em comunhão com a natureza, à descoberta de veados, javalis e corços, onde predomina o xisto e é produzido o mel DOP da Lousã. Os seus declives acentuados são o palco ideal para os adeptos dos desportos de aventura.
20 de Agosto
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
Ferraria de São João
21 de Agosto
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
Nasceu em Graz, Áustria, em 1974. Através da “constructLab”, colectivo com base em Berlim, desde 2012 que participa em projectos de arquitectura temporária, construindo ou reativando espaços públicos urbanos. Mudou-se para Portugal, Matosinhos, em 2013, onde desenvolve projectos no espaço público com a participação das comunidades locais.
Cabrita, músico e produtor há 32 anos com uma já extensa discografia, tem realizado diversos espetáculos de Jazz como saxofonista em nome próprio ou como sideman, junta-se a André Louro, autor de várias bandas sonoras para teatro, é também membro fundador da Companhia da Chanca, sediada na aldeia da Chanca, em Penela.
22 de Agosto
É bailarina, coreógrafa e artista visual. O seu trabalho tem características transdisciplinares e é figurinista desde 1989. Carlota Lagido aceitou o desafio de participar neste projeto para encenar uma caminhada pelo percurso natural da Louçainha.
A produção do mapas natureza, convida toda a comunidade a trazer o cesto e a manta do piquenique para desfrutar de um momento de lazer e de convívio, com atividades infanto-juvenis e outras formas de brincar e usufruir da natureza.
Os jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.
Através de jogos, brincadeiras e exercícios auditivos e instrumentais, as crianças descobrem de onde vem o som, como ele se transforma e se diversifica, como nasce o ritmo e como as palavras e as histórias se transformam em música.
Uma série de desportos e jogos de natureza para toda a família!
Programa sujeito a alterações
Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima