Serra da
Malcata

1 — 3 de Outubro

A Serra da Malcata caracteriza-se pela tranquilidade, pois trata-se de um território pouco habitado, mas de grande biodiversidade e valor paisagístico. É um recanto da Beira Interior, que se ergue entre os concelhos de Penamacor e Sabugal, cruzado por vários cursos de água, com zonas de lazer ideais para os dias de calor – o rio Côa e as ribeiras da Bazágueda e da Meimoa – que exercem uma notória influência na paisagem.

Aqui, os medronheiros assumem grande porte, mas são os matos de giesta, esteva, urze, sargaço e carqueja, que melhor caracterizam o território e propiciam a presença de várias espécies de répteis. O lince, símbolo da Reserva e que lhe deu origem, foi avistado pela última vez em 1992.

SextaCastelo do Sabugal

1 de Outubro

Sexta1 de Outubro

Castelo do Sabugal

21:30Pessoas-Mapas(Projeção de Documentários)

Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.

22:00Dada Garbeck(Concerto)

Dada Garbeck é o projeto de Rui Souza que tem vindo a desenvolver diversos trabalhos artísticos um pouco por todo o mundo. Como compositor, tem sido responsável por criações tanto para teatro como para cinema, sendo também de destacar o seu envolvimento em projetos de comunidade. Em 2019 é destacado pela Antena 3 como o concerto mais surpreendente do ZigurFest 19, e pelo Jornal Público como um artista a ter em conta nos próximos tempos.
SábadoPraça do Rossio(Malcata)

2 de Outubro

Sábado2 de Outubro
Praça do Rossio(Malcata)
10:30Malcateando(Caminhada – Zona de Lazer de Malcata)
João, nascido e criado no Sabugal apaixonou-se desde muito cedo pelo mundo natural que existe na Serra da Malcata e que continua bem vivo, e por isso é um desafio constante puder explorar cada recanto das suas encostas, partilhar o pouco que sabe e aprender com quem, como ele, disfruta dos seus encantos.

15:00Tantas Caras! – Pintura de Pedras(Workshop)

Filha de pais emigrantes, Beatriz Rodrigues nasceu em Paris. O seu lado materno pertence ao Espinhal e é onde agora vive desde que deixou Lisboa. Professora formada na área das Artes, desenvolve trabalho artístico em diversas áreas: artes plásticas, música, escultura… É tatuadora e apicultora e tem um atelier de artes no Sabugal onde também dá aulas de desenho, pintura e dinamiza alguns workshops.
16:00Conversa na Tasca do Manel
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
17:00Beatriz Rodrigues+Isabel Martins (Instalação)
A peça que a artista aqui apresenta é realizada em colaboração com a artesã local do bracejo Isabel Martins. Isabel Martins é uma artesã do bracejo sediada na Malcata, sua terra natal. A arte do bracejo é uma técnica tradicional local com a qual a artista se enamorou e á qual decidiu dedicar-se de coração, construindo e aperfeiçoando peças tradicionais mas também dando forma à sua criatividade e mestria que tão bem reconhecemos nas peças que vai idealizando e produzindo com muita perfeição e paixão.
18:00Lavoisier + Filarmónica da Bendada(Co-criação)

Lavoisier, um casal português influenciado um pelo outro e por todo o mundo de sensações que a música pode trazer. Juntam-se à Filarmónica da Bendada para trabalharem numa residência, de uma semana, em que vão compor e criar temas musicais.

Programa sujeito a alteração

Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima