Serra do
Açôr

10 — 12 de Setembro

A Serra do Açor integra, em conjunto com a Serra da Estrela e a Serra da Lousã, a Cordilheira Central e alimenta as bacias hidrográficas do Mondego, Zêzere e Alva. A sua natureza xistosa, marcada por dobras e fraturas, caracteriza o relevo, sulcado por linhas de água encaixadas em vales de grandes ravinas, onde se encontram fenómenos geológicos impressionantes, como as quedas de água da Fraga da Pena ou os rochedos que ladeiam a Barragem de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra. 

Nas suas encostas, escondem-se locais de eleição para a prática de desportos de natureza, como a escalada, o pedestrianismo, o BTT e algumas atividades náuticas. Aqui, guarda-se mais de metade da população mundial de azereiro e a Mata da Margaraça ainda testemunha a vegetação endógena de encostas xistosas da região Centro de Portugal.

SextaJardim da Praça do Regionalismo
10 de Setembro
Sexta10 de Setembro
Jardim da Praça do Regionalismo
21:00Pessoas-Mapas(Projeção)
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
22:00Catraia(Concerto)
A sonoridade dos Catraia é claramente enraizada na tradição, mas cultivada pelas suas próprias mãos. O Fado, a guitarra portuguesa, os tambores e as marchas populares são os ingredientes de todas as melodias, a que se juntam a melancolia do sul de Portugal, os ritmos da tradição folclórica e o tempero de toda a lusofonia.
SábadoFajão
11 de Setembro
Sábado11 de Setembro
Fajão
16:00Conversa
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
17:00Edgar Costa(Instalação)
Edgar Costa, artista plástico, trabalha a arte com a intenção de dar início a um caminho mais sustentável e de dar a conhecer essa mesma prática. O seu trabalho reflete-se na atenção às questões ambientais.
18:00Labaq + Pedro Melo Alves(Co-criação)
DomingoBarragem de Santa Luzia
12 de Setembro
Domingo12 de Setembro
Barragem de Santa Luzia
10:30Caminhar, Recolher e Contar(Caminhada)
12:00Piquenique
A produção do mapas natureza, convida toda a comunidade a trazer o cesto e a manta do piquenique para desfrutar de um momento de lazer e de convívio, com atividades infanto-juvenis e outras formas de brincar e usufruir da natureza.
12:30Jogos do Helder
Os jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.
14:00Brincar de Rua
A tarde de domingo é dedicada às famílias. Desta forma criam-se oportunidades de brincar livre, promovendo a atividade física, o contacto com a natureza e o encontro de crianças e famílias, na sua comunidade.

Programa sujeito a alteração

Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima