Sicó/
Alvaiázere
30 Julho — 1 de Agosto
A natureza calcária do Sítio Sicó/Alvaiázere, classificado Rede Natura 2000, condiciona de forma fascinante a paisagem, destacando-se formas cársicas de superfície, como os lapiás, dolinas e canhões, que dão origem a uma rede de grutas e espelhos de água, tornando-se num local de grande interesse espeleológico.
Com uma fauna e flora diversa, acolhe uma das maiores áreas de carvalho do país em bom estado de conservação, assim como uma mancha considerável de azinhais, mas também orquídeas e juncais, bem como bosques ripícolas nas margens do rio Nabão. É um território onde o espaço agrícola é delimitado pelos muros de pedra seca, com explorações que vão desde o olival à criação de ovinos e caprinos que dão origem ao Queijo Rabaçal DOP.
Natural do Reino Unido, escolheu Alvaiázere para viver e usufruir da vida calma do campo. Paul Johnson é convidado neste projeto para pôr em prática as suas paixões pela música e criar melodias, durante uma semana, recorrendo aos seus instrumentos pessoais e à participação da comunidade natural deste concelho.
22:00Pessoas-Mapas(Projeção)
Uma série de quatro mini documentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões. Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
31 de Julho
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
Nasceu em 1989, em Leiria. Afirma o gosto pelo desenho desde cedo, o que provavelmente o levou na direção das Artes Plásticas. Estudou na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e trabalha em diversos meios, como desenho, pintura, escultura e instalação. Telmo Silva é convidado a criar uma obra que será implementada em espaço público.
Nascido em 1984 ele é compositor, multi-instrumentista e produtor. Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada. Em 2020, sem aviso prévio, lança a sua obra-prima e “Rapazes e Raposas”.
01 de Agosto
Desde os 3 anos que está ligada às artes, nomeadamente teatro, música e dança. Em 2016 recebeu um prémio de melhor actriz no Festival de Teatro de Barcelos e participou no filme português Axilas. Atualmente tem-se dedicado mais ao canto lírico, nomeadamente à ópera. Catarina é natural de Alvaiázere e é convidada neste projeto para encenar uma caminhada pelo seu território.
A produção do mapas natureza, convida toda a comunidade a trazer o cesto e a manta do piquenique para desfrutar de um momento de lazer e de convívio, com atividades infanto-juvenis e outras formas de brincar e usufruir da natureza.
Os jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.
A tarde de domingo é dedicada às famílias. Desta forma criam-se oportunidades de brincar livre, promovendo a atividade física, o contacto com a natureza e o encontro de crianças e famílias, na sua comunidade.
Programa sujeito a alterações
Evento Gratuito – Participação por ordem de chegada e limitada à lotação máxima